quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Balanço de fim de ano

Pensando tecnologicamente no meu cotidiano, o ano foi bastante rentavel em relação a novidades - e a novos aprendizados também.

Hoje eu tenho uma casa efetivamente "Windows-Free", com Mac e Linux nos notebooks e acabo por enveredar numa nova aventura tecnológica: um Tablet Android.

Eu me acho um usuário próximo do comum, fazendo uso bastante simples do computador. Mas tenho conseguido alguns avanços e reações novas diante dos equipamentos. Tenho ficado mais como "user" do que estudando aprofundadamente técnicas, isso por causa do meu trabalho, que exigem concentração de esforços em outra área.

Mas vamos aprofundando nas novidades, e quem sabe consigo consciliar meu lado historiador com o lado professor e ambos com a faceta "técnico em informática".

Como eu, espero que as esperanças de quem lê isso também se renovem, com novas metas e objetivos traçados nos três niveis de tempo (curto, médio e longo prazo)

Abraços e ótimo 2012.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dica rápida - Vídeo embeded em aplicativo KDE

Você, usuário do KDE que nem eu, deve ficar sem entender porque isso acontece, mas deve se deparar com um problema assim: Você vai executar um vídeo em algum programa (tipo digikam ou kdenlive) e depois do "play", a imagem fica "transparente", mostrando a imagem de fundo e você fica só com o audio do seu vídeo.

Você até tenta achar as configurações de vídeo, mas tudo que você mexe simplesmente é ignorado pelo aplicativo.

Pois bem: Antes de desistir, saiba que isso não é é exclusividade do KDE. Há relatos do problema com programas rodando sob o XCFE.

E qual a solução possível? Basta digitar no terminal ou mesmo no dialogo de execução do KDE: env XLIB_SKIP_ARGB_VISUALS=1 <nome_do_programa>

O que acontece? bem, parece que é algum erro de atribuição de variavel, não sei bem... Mas funciona. Tente para ver se seu problema é esse

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quatro dicas para combater a procrastinação

O pessoal do Grupo A traz um post bem legal. É de se pensar sobre o tema, certo, ou vai????

http://www.grupoa.com.br/blogA/post/2011/12/01/Quatro-dicas-para-combater-a-procrastinacao.aspx

Se você é daqueles que insiste em deixar tudo para o dia seguinte, não se culpe (tanto): 75% dos alunos de graduação confessam-se procrastinadores. Final de ano, então, nem se fala: são milhares de artigos a entregar, emails pendentes no trabalho, presentes de Natal sequer imaginados... difícil não ficar com a cabeça nas nuvens!

De acordo com a pesquisa organizada pelo professor de psicologia Piers Steel, são quatro os motivos principais que nos levam a jogar os afazeres debaixo do tapete: atividades entediantes; personalidade do procrastinador; grau de dificuldade da tarefa; falta de objetivos. Para manter o foco e começar 2012 com o pé direito, portanto, sugerimos as seguintes estratégias:

1. Desafie-se. Se a tarefa é chata, estabeleça limites de tempo para motivá-lo a terminá-la.

2. Faça como Skinner. Quando terminar algo no prazo, presenteie-se com um chocolate, uma volta na quadra, uma saída para beber com os amigos. Se atrasar algum trabalho, fique sem jogar videogame, passe mais uma hora estudando ou lave toda a louça do almoço. (Reforços positivos e negativos: se os hamsters conseguem, você também pode! :-D)

3. Escolha o ambiente certo. Se você um procrastinador nato – daqueles sem autocontrole, distraídos e impulsivos –, manter-se na linha é muito mais complicado. Assim, quando estiver terminando suas tarefas, limpe sua mesa de tudo o que possa tirar a sua atenção. Desligue a TV, saia do Twitter e do Facebook, e coloque o celular no silencioso.

4. Trace metas. Se o projeto no qual você está trabalhando é grande, estabeleça pequenos marcos de conclusão. Para tudo o que você for fazer, crie objetivos claros e definidos.

Então, será que funciona? Que tal tentar e depois nos contar pelo site BlogA como foi?

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo