sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A mina de ouro

A mina de ouro

É incrível como existem elementos (pessoas e empresas) que descobrem "a mina de ouro" e conseguem assim manter-se no mercado com alguma facilidade.
Tenho pensado isso a partir de como se estabelece o provimento de acesso a net. Em cidades pequenas, como a que moro atualmente, não existe o que podemos chamar de concorrência. Quando existe acesso a net(existe cidades que nem isso tem ainda!), esse provedor acaba por centralizar as possibilidades de conexão. Independente de ser acesso discado, banda larga ou via rádio, você acaba tendo que passar com eles. Você tem que comprar o equipamento deles, esperar "agenda" do instalador deles e até a liberação do serviço (por exemplo a banda larga) parece que tem influência deles. Agora, depois de contratados o que eles lhe oferecem? Normalmente nada (ou muito pouco). Você não tem um portal com informações ou serviços relevantes nem uma assistência digna desse nome. Na verdade eles vendem um serviço que eles não precisam se preocupar nem com a qualidade nem com o "pós-venda". Lhes dou um exemplo prático: uso internet via rádio (com equipamentos vindos de São Paulo e que, com muito custo, eles "aceitaram" prover o acesso), apesar de estar a uns 700 m em linha reta o nível do sinal que recebo é baixissimo. Ligo com freqüência pedindo manutenção ( na verdade parece mais fácil convidar o presidente ou o papa para um café comigo do que receber um técnico do provedor) e, para melhorar minha relação com eles, de uma das últimas vezes que liguei, o "técnico" do outro lado me disse que não poderia garantir que eu recebesse o sinal, quanto mais o nivel dele (tem muita coisa que pode interferir no sinal, principalmente se você não usar a antena, ele me disse).
É ou não é uma mina de ouro prover acesso internet em cidade pequena? (Tá certo que o investimento é alto, mas o lucro também é)

P.S.: Como resolvi (ou remediei) o meu problema? Desisti da antena e da assistência e providenciei um acess point wireless que trabalha com a função "cliente" e aceitasse um firmware alternativo (na verdade uma mini-distro linux - uso a DD-WRT) para ajustar a potência da antena e minimizar a fraqueza do sinal que enviam para mim. Posso explicar isso qualquer dia desses.

Abraços e melhor sorte com seus provedores

----
Visite também: www.historicocontador.blogspot.com

Nenhum comentário: