domingo, 21 de março de 2010

Operação Samba Sambando

Olá!

Os relatos desse processo (de por um servidor linux na escola - "Operação samba Sambando"), que no post anterior eu disse que seriam passa-a-passo, acabou sendo atropelados e inviavel. Mas ainda sim estou aqui!
Sobre o sistema, conseguimos -a grosso modo - tudo que precisavamos. Agora temos aproximadamente 50 servidores (entre professores, administrativo e pessoal de apoio) usando as máquinas da escola com seu próprio login e senha, áreas de trabalho individualizadas e controle de acesso a recursos das redes. Apenas algumas falhas ainda não foram resolvidas: As impressoras (pos precisamos controlar as impressões de alguns, bloquear para outros e disponibilizar para muitos).
A solução nesse caso não foi feita pelo Samba, mas sim por script Windows (se alguém tiver uma idéia melhor, deixe nos comentários). Como todos usuarios tem um script de login próprio (não consegui fazer um por grupo...) nós fizemos que ele (o script de login) acessa-se um outro script para conectar a impressora e defini-la como padrão. Assim, todos os usuários do grupo "professores" podem imprimir numa só impressora, independente de onde na escola eles estejam.
Mas essa solução trouxe um problema: o script (um VBS) não conseguia setar corretamente a impressora caso ela fosse local. P.e.: Se o professor usasse a máquina01 e a impressora estivesse na máquina02, tudo bem. Mas se ele estivesse na máquina02, o script dava um erro, ão reconhecendo a impressora.
A solução: orientar o script a verificar se a máquina é a que tem a impressora local - através do nome dela - e, caso seja, não fazer nada, pois o administrador, quando instala a impressora localmente, a disponibiliza para todos os usuários locais.

Ah! sobre a greve: conseguimos (professores quanto categoria) um aumento de 25% parcelado em 2 vezes, mas contratados como eu e o Brunno, não receberemos nada... acho que instalar servidores em escolas e dar manutenção ao sistema pode ser mais lucrativo :-S

Abraços

Nenhum comentário: